História do IPDSA

A criação do IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá - IPDSA nasceu da vontade política do Prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira (2001-2008), que acatou a proposta do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim de incluir na Lei do Plano diretor a criação de um órgão municipal dedicado a efetiva implantação da cultura de planejamento na cidade de Araxá.

 

O IPDSA

O IPDSA é um órgão de natureza fundacional, com personalidade jurídica de direito público, instituído pelo Plano Diretor (Lei 4.135 em 30.12.2002.) como ação estratégica para a efetiva implantação deste na cidade de Araxá. Conforme a  Lei 5.998/2011 que revisou o PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO, os objetivos do IPDSA estão definidos no seu art. 102., a saber:

TÍTULO V - DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE

CAPÍTULO I – DO INSTITUTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE ARAXÁ

Art.102. O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá, de natureza fundacional, tem os seguintes objetivos:

  1. dar continuidade ao processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento econômico,social, urbano e ambiental do Município, compatibilizando ações na condução do desenvolvimento sustentável;
  2. garantir e promover, direta ou indiretamente, a implantação dos projetos estratégicos do Plano Diretor Estratégico;
  3. desenvolver e, no que couber, implantar as diretrizes do Plano Diretor Estratégico;
  4. ordenar o desenvolvimento urbano para consecução das funções sociais da cidade, com a distribuição adequada das atividades urbanas, formando parcerias e fiscalizando o desenvolvimento urbano;
  5. criar soluções integradas, visando melhores condições sociais e econômicas da população;
  6. articular e integrar políticas e diretrizes setoriais, que interfiram na estruturação urbana;
  7. implantar banco de informações e dados necessários ao desenvolvimento, planejamento e gestão do município;
  8. desenvolver e implantar a política de meio ambiente do Município;
  9. dar suporte técnico, administrativo e financeiro ao Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA e ao Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR.

Parágrafo único.  O Município deverá estruturar adequadamente o IPDSA para que possa cumprir sua função de planejar e coordenar o desenvolvimento sustentável do município.

Missão 

Dar continuidade ao processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município, garantindo e promovendo, direta ou indiretamente, a implantação dos projetos estratégicos do Plano Diretor.

 

Objetivos estratégicos

Ordenar o desenvolvimento urbano para consecução das funções sociais da cidade, com a distribuição adequada das atividades urbanas, formando parcerias, fiscalizando o desenvolvimento urbano, atuando na criação de soluções integradas, visando melhores condições sociais,  ambientais e econômicas para a população.

 

Visão de futuro

Obter reconhecimento e credibilidade da comunidade araxaense como instituição necessária para o desenvolvimento das atividades de planejamento urbano e ambiental, tornando-se referencia entre as cidades de Minas Gerais.

 

Filosofia de trabalho

Cada proposta de trabalho, sem descuidar da continuidade, das possibilidades de correção de ruma, do planejamento integral e integrado, deve-se basear em duas vertentes de ação:

Estrutura

Estrutura IPDSA

A Missão

Dar continuidade ao processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município, garantindo e promovendo, direta ou indiretamente, a implantação dos projetos estratégicos do pelo Plano Diretor.

Agência Clic - Soluções em Tecnologia e mídias visuais