22/04/2019 - IPDSA e parceiros promovem a recuperação de Áreas Verdes Urbanas realiza atividades e plantio de mudas em área verde e área de preservação permanente (APP) no dia mundial da água

Projeto de Recuperação de Áreas Verdes Urbanas realiza atividades e plantio de mudas em área verde e área de preservação permanente (APP) em celebração ao dia mundial da água em Araxá MG.

O dia mundial da água é celebrado em 22 de março em todo o planeta. Em comemoração a data e como etapa de uma das ações previstas no Projeto de Recuperação das Áreas Verdes que vem acontecendo no município de Araxá – MG, foi realizado o plantio de aproximadamente 30 mudas em área verde no bairro Santa Rita. O projeto é realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal, através do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Rotary Club Araxá Norte, Mosaic Fertilizantes e Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) e visa à recuperação de áreas verdes e áreas de preservação permanente (APP) urbanas. Nesta segunda ação do projeto foram plantadas cerca de 30 mudas no entorno de uma nascente. As espécies escolhidas foram Mulungus, Ipês, Jacarandás, entre outras nativas e exóticas.

Anteriormente em outra etapa do projeto, havia sido plantadas cerca de 100 mudas na área verde e APP do bairro Novo São Geraldo. Além do plantio, estão sendo realizadas outras atividades no projeto como um diagnostico sobre os impactos ambientais recorrentes nas áreas verdes do município, que abrangem desde a qualidade da água das nascentes, problemas com drenagem e efluentes, alem de levantamentos sobre a flora e fauna das áreas de intervenções. Os dados coletados no projeto fomentarão a produção de pesquisas científicas na Uniaraxa e subsidiarão ações estratégicas desenvolvidas pelo poder público para recuperação das áreas verdes urbanas no município.

A ação mobilizou moradores do entorno a área verde, membros do Rotary Club Araxá, alem de cerca de 20 alunos do alunos do curso de Agronomia do Uniaraxá, acompanhados de professores do centro universitário nessa ação em prol do meio ambiente. O processo de recuperação da área verde iniciou com a limpeza dos resíduos, roçagem e capina dos locais que se abriram as covas, adição de calcário e adubo super simples NPK, e escolha das mudas mais adequadas para cada local.

O projeto está em desenvolvimento desde o inicio de 2019 e caracteriza-se por ser um trabalho continuo que envolve a manutenção das mudas nas áreas verdes durante os próximos anos. Destaca-se que serão desenvolvidas ações em outras áreas verdes urbanas, as quais serão selecionadas pelo Setor de Divisão de Meio-Ambiente do IPDSA. Esse trabalho visa à recuperação de áreas verdes que se encontram em algum estado de degradação ambiental, especialmente aquelas que possuem nascentes.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, árvore, planta, céu, criança, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, cão, criança, sapatos, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, planta, grama, árvore, sapatos, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, sapatos, atividades ao ar livre e natureza

A Missão

Dar continuidade ao processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município, garantindo e promovendo, direta ou indiretamente, a implantação dos projetos estratégicos do pelo Plano Diretor.

Agência Clic - Soluções em Tecnologia e mídias visuais