20/02/2019 - IPDSA, MOSAIC e UNIARAXA realizam projeto de recuperação de Áreas Verdes e Áreas de Preservação Permanente (APP)

Reverenciar o ar puro da natureza. Esse é o objetivo de projeto que está sendo realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal, através do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Rotary Club Araxá Norte, Mosaic Fertilizantes e Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para a recuperação de nascentes no decorrer de 2019. Nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, 120 mudas nativas e frutíferas do cerrado, e algumas exóticas desde que não sejam consideradas especies invasoras. Foram plantadas mudas de Ipê, Pitanga, Jambolão, Pau Brasil e Jacarandá em Área de Preservação Ambiental Permanente e Área Verde, conhecida como Matinha do Armando Santos, próxima as duas nascentes situadas no bairro Novo São Geraldo.

A ação foi realizada em parceria com alunos do curso de Agronomia do Uniaraxá, acompanhados de professores do centro universitário, e parceiros estiveram presentes nessa ação em prol da natureza. O processo de plantio de mudas se inicia com a abertura de espaço no solo, depois adição de calcário e adubo super simples NPK, produtos específicos para esse tipo de ação, e a colocação da muda.

As demais nascentes previstas para receberam novas mudas em Araxá estão sendo selecionadas pelo Setor de Divisão de Meio-Ambiente do IPDSA. Esse trabalho visa a recuperação de áreas de preservação ambiental atualmente degradadas no município, principalmente aquelas com nascentes. Dentro do projeto terá a produção de artigos científicos sobre a situação das nascentes nas áreas verdes urbanas."

A Missão

Dar continuidade ao processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município, garantindo e promovendo, direta ou indiretamente, a implantação dos projetos estratégicos do pelo Plano Diretor.

Agência Clic - Soluções em Tecnologia e mídias visuais