Aterro Sanitário

Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana,e nele são dispostos residuos domésticos e comerciais. Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define da seguinte forma os aterros sanitários: "aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos, consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou à intervalos menores se for necessário.

No Brasil, um aterro sanitário é definido como um aterro de resíduos sólidos urbanos, ou seja, adequado para a recepção de resíduos de origem doméstica, varrição de vias públicas e comércios. Os resíduos industriais devem ser destinados a aterro de resíduos sólidos industriais.

Em Araxá, o Aterro sanitário entrou em operação em agosto de 2008, possibilitando ao municipio destinar corretamente os seus resíduos domiciliares. São depositados em média 60 toneladas/dia de lixo, perfazendo um total de 1800 toneladas de lixo/mês.

O Aterro Sanitário do municipio foi concebido para operar por 20(vinte) anos e como Araxá possui uma coleta seletiva atuante, este tempo está dentro do cronograma de concepção. Aliado a isso, o municipio recebe uma verba mensal de ICMS Ecológico por tratar corretamente seus resíduos, protegendo o meio ambiente e preservando seus recursos naturais.

O Aterro Sanitário de Araxá está localizado em uma área rural, situada próxima a BR 456 (Araxá – Patos de Minas), na Fazenda Pão de Açúcar, possuindo uma área total de 96.639,58 m2.

A área escolhida para o empreendimento apresenta cerca de 14 hectares e é de propriedade da Prefeitura Municipal de Araxá. Possui boas condições de acesso por via pavimentada, às margens da rodovia que liga o município a Patos de Minas, distando cerca de 10 km do centro urbano. Originalmente, essa área foi o platô inserido em um vasto planalto que define a região de Araxá, onde se originou uma voçoroca com dimensões aproximadas de 380 m de comprimento, 120 m de largura média e 30 m de altura média.

O aterro sanitário de Araxá possui um sistema de monitoramento ambiental (topográfico e hidrogeológico), pátio de estocagem de materiais, cerca limítrofe, sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária), guarita de entrada e prédio administrativo.

 

O Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, tais como resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde e da indústria de construção civil. A base do aterro sanitário é constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume é tratado causando assim uma menor poluição ao meio ambiente. Seu interior possui um sistema de drenagem de gases que possibilita a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico (CO2) e água (vapor), entre outros, sendo formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente é queimado na atmosfera.

A drenagem do percolado é do tipo espinha de peixe, conduzindo o liquido percolado ao dreno principal e em seguida para uma caixa coletora, sendo então direcionada por gravidade para um sistema de tratamento. Para a drenagem dos gases foram construídos um sistema de drenos verticais em britas, interligados aos drenos horizontais de percolado com uma instalação de queimadores de gases.

As atividades do Aterro Sanitário se iniciam com a recepção dos resíduos, a partir da entrada do veículo de transporte (caminhão do lixo) e da pesagem na balança. Depois de feito o controle na entrada e efetuada a pesagem, o veículo desloca-se até a zona de deposição e avança até à frente de trabalho, procedendo à descarga dos resíduos. Em seguida é novamente pesado para a obtenção da tara, de forma a ficar registrado o peso líquido da quantidade de resíduos transportada.

A operação do aterro sanitário envolve uma série de operações: empilhamento, compactação dos resíduos sólidos e cobrimento diário com uma camada de solo. A compactação tem como objetivo reduzir a área ocupada e aumentar a área disponível, prolongando a vida útil do aterro, ao mesmo tempo em que propicia a firmeza do terreno, viabilizando seu uso futuro para outros fins. A cobertura diária do solo evita que os resíduos permaneçam a céu aberto, expostos ao contato com animais (pássaros) e água da chuva, além de diminuir a liberação de gases mal cheirosos.

A Missão

Dar continuidade ao processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município, garantindo e promovendo, direta ou indiretamente, a implantação dos projetos estratégicos do pelo Plano Diretor.

Agência Clic - Soluções em Tecnologia e mídias visuais