Notícias

20/02/2019 - IPDSA, MOSAIC e UNIARAXA realizam projeto de recuperação de Áreas Verdes e Áreas de Preservação Permanente (APP)

Reverenciar o ar puro da natureza. Esse é o objetivo de projeto que está sendo realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal, através do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Rotary Club Araxá Norte, Mosaic Fertilizantes e Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para a recuperação de nascentes no decorrer de 2019. Nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, 120 mudas nativas e frutíferas do cerrado, e algumas exóticas desde que não sejam consideradas especies invasoras. Foram plantadas mudas de Ipê, Pitanga, Jambolão, Pau Brasil e Jacarandá em Área de Preservação Ambiental Permanente e Área Verde, conhecida como Matinha do Armando Santos, próxima as duas nascentes situadas no bairro Novo São Geraldo.


22/04/2019 - IPDSA e parceiros promovem a recuperação de Áreas Verdes Urbanas realiza atividades e plantio de mudas em área verde e área de preservação permanente (APP) no dia mundial da água


25/06/2019 - IPDSA promove monitoramento em árvores do Cemitério das Paineiras

A Prefeitura Municipal, através do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA), viabilizou o monitoramento ambiental de duas paineiras situadas próximo ao Cemitério das Paineiras. Na terça-feira, 9 de abril, o engenheiro agrônomo da empresa Engemaia, Marcel Ambrozano, monitorou as espécies com o objetivo de continuar com estudos fitossanitários já realizados anteriormente pelo IPDSA. O levantamento vai verificar a necessidade ou não do corte das árvores. O monitoramento ambiental foi acompanhado pelo superintendente e pela equipe técnica do instituto. Marcel Ambrozano conta que a empresa tem 18 anos de experiência nesse tipo de procedimento e presta serviços em diversas prefeituras do país. O relatório da investigação estará concluído em até uma semana. O biólogo e educador ambiental, Rodrigo Machado Ribeiro, destaca que o trabalho realizado pela Prefeitura auxilia o IPDSA na elaboração do laudo. “Fazemos a avaliação do grau de infestação dos besouros e das plantas parasitas que estão no tronco. O monitoramento fornece informações mais detalhadas das condições estruturais no interior da árvore, permitindo à equipe técnica a elaboração de um parecer bastante criterioso”.


27/06/2019 - Casa do Pequeno Jardineiro promove plantio de mudas no estacionamento do Estádio Fausto Alvim

Pela Semana do Meio Ambiente, jovens do programa Casa do Pequeno Jardineiro plantaram 38 ipês brancos, contribuindo para a arborização e embelezamento da cidade. A Avenida Imbiara passa a contar com uma nova arborização a partir desta quarta-feira, 5 de junho. A Prefeitura através da Secretaria de Ação e Promoção Social, promoveu o plantio de 38 mudas de ipês brancos, atividade que foi desenvolvida por jovens do programa Casa do Pequeno Jardineiro e integra as comemorações da Semana Municipal de Meio Ambiente. O Secretário Moisés Pereira Cunha, informa que através do programa estão criando uma consciência ambiental e sustentável para os adolescentes e as famílias. Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, programaram uma intervenção urbana em uma área privilegiada, plantando árvores que vão compor um novo visual, dando à cidade mais paisagismo, sustentabilidade, arborização e a consciência de um mundo melhor.


27/06/2019 - IPDSA e CODEMA realizam vistoria ambiental em loteamentos

Divisão de meio ambiente do IPDSA e conselheiros do Codema visitaram empreendimentos e constataram que mais investimentos precisam ser feitos para proteger as áreas verdes. As áreas verdes de quatro loteamentos de Araxá foram visitadas nesta quarta-feira, 16, por profissionais do Instituto de Planejamento de Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e conselheiros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). A verificação é feita quando os empreendedores solicitam licenças ambientais junto à Administração Municipal. Foram vistoriados loteamentos nos bairros Jardim Europa I, IV e V, Dona Adélia II e Vila das Artes. O trabalho foi feito em parceria com representantes da Emater, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Reserva Ecocerrado Brasil. O biólogo e educador ambiental da Divisão de Meio Ambiente do IPDSA, Rodrigo Machado Ribeiro, acompanhado da engenheira ambiental, Letícia Gracielle de Morais Ceccato, explica que a vistoria é realizada quando há pedido de renovação de licença ambiental. A equipe visita o local e verifica o cumprimento das condicionantes. “Esse trabalho é feito pelo IPDSA que emite um parecer técnico e por conselheiros do Codema, já que o Conselho é quem fornece a deliberação final das condicionantes da licença ambiental”.

A Missão

Dar continuidade ao processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município, garantindo e promovendo, direta ou indiretamente, a implantação dos projetos estratégicos do pelo Plano Diretor.

Agência Clic - Soluções em Tecnologia e mídias visuais